quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sociologia no Ensino Médio (I)

Hoje começo a escrever sobre a experiência de lecionar Sociologia para jovens e adultos do Ensino Médio.


Com a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, novos postos de trabalho surgiram para os profissionais dessas áreas. No entanto, é preciso ressaltar que as condições de trabalho para estes profissionais não são as melhores, sobretudo no que se refere à carga horária. O professor deve ter uma carga horária em sala de aula de 20 horas, o que equivale a 20 turmas e como não há muitas escolas com essa carga horário num só turno, o profissional tem que trabalhar em vários turnos para completar a tal da carga horário. Isso é prejuízo para o professor e também para a escola, já que esse professor não tem identificação com o turno de trabalho e apenas está na escola para "dar aula". Isso enfraquece o trabalho coletivo e o fortalecimento dessas disciplinas no currículo escolar.

Há quem pense que estudar Sociologia é estudar o cotidiano, o dia a dia... não há o reconhecimento científico dessa disciplina. Há um esvaziamento e isso se reflete na postura dos alunos diante de uma nova proposta de trabalho. O cotidiano precisa ser estudado num diálogo com essas disciplinas, com esses conhecimentos científicos.

Diante disso, penso que nós, profissionais da área, devemos nos unir para rediscutir a forma como essas disciplinas foram incluídas no currículo, discutir a carga horária, a falta de materiais didáticos e também quem são os profissionais habilitados para trabalhar com essas disciplinas.

Saudações sociológicas!!!


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