quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sociologia no Ensino Médio (II)

Estou trabalhando com jovens (turno matutino) e com jovens e adultos (turno noturno) de uma escola pública estadual do município de Serra/ES. Apesar de ser na mesma escola, às vezes tenho a impressão de que trabalho em duas escolas diferentes. E gosto de trabalhar nos dois turnos. Fui bem recebida pelos colegas de trabalho e pelos alunos.

O grande desafio deste trabalho é a ausência de material didático. Os alunos não recebem livros de Sociologia e preciso copiar o conteúdo no quadro (que pelo menos é branco) para que eles tenham o registro dos conteúdos estudados. Isso sem falar que nós, professores, também não recebemos material de trabalho. Os livros que tenho foram adquiridos por mim, com meus próprios recursos, no entanto, há diretrizes de ensino que nos cobram trabalhar determinados conteúdos, a fim de atingir determinadas habilidades e competências. E além disso, ainda temos que desenvolver projetos que chegam a todo instante da Secretaria Estadual de Educação. E só tenho uma aula por semana em cada uma das turmas. Ah, e a avaliação tem que ser diversificada (pelo menos três formas diferentes), tem que haver recuperação paralela e ainda há a recuperação trimestral. Ufa!!! Cansei só de relatar!!!!

E ainda enfrentamos outros desafios: alunos faltosos, famílias ausentes, professores desmotivados e outros mais que não vem ao caso neste momento.

Apesar do aparente pessimismo de minhas palavras é preciso enfatizar que ainda acredito muito na educação e no papel social da escola. Não como redentora, mas como uma possibilidade de transformação e de inserção social. A decisão de escrever sobre as alegrias e tristezas, encantos e desencantos da Sociologia no Ensino Médio tem o objetivo de manifestar minha indignação diante do descaso com a educação pública e, quem sabe, ver outras pessoas juntando-se a mim nesta luta. Essa é a luta de um coletivo. Precisamos nos fortalecer!

Saudações sociológicas!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário