terça-feira, 19 de junho de 2012

Semana Pedagógica Serravix: A Importância das Atividades Complementares


Lívia Rissa Valasco Nunes
3º período Pedagogia Noturno – Faculdade Serravix

As atividades complementares são extremamente relevantes em um curso acadêmico. Considerando a área específica da Pedagogia que é propriamente humana, visando à formação de profissionais para trabalhar e lidar diretamente com pessoas torna-se fundamental a preparação para que se forme competências necessárias a esta atribuição nos estudantes dessa área.

Compreende-se então, partindo desse pressuposto a importância da semana pedagógica propiciada aos acadêmicos da Serravix, que ofereceu palestras e oficinas que fertilizaram conhecimentos e enriqueceram os saberes dos discentes. As palestras com seus temas atuais como violência na escola: desvelando relações de poder no cotidiano escolar, autoridade e autoritarismo: um diálogo conceitual acerca da hierarquia escolar, adolescentes e crianças em conflito com a lei e outros permitiram o acesso a conhecimentos para além dos conteúdos determinados pela ementa, com abrangência não somente teórica, mas também prática, através dos relatos e trocas de experiências. E as oficinas voltadas mais especificamente para a prática não se detiveram a informações, mas aguçaram a criatividade dos participantes.

Portanto, a semana pedagógica proporcionou aos acadêmicos, fazer um elo entre a teoria e a prática, desenvolver diversas capacidades, ter visão do campo e da atuação profissional, o que se considera necessário à formação de profissionais hábeis e competentes para assumirem o papel indispensável que possui um pedagogo na sociedade.

Que venham mais semanas pedagógicas!

7 comentários:

  1. Só tenho à agradecer pele proporçao de assuntos enrriquecedores que me foi incorporado nesse evento ou poderia dizer grande envento. Agradecido Prof. Fabiola. Robson Costa.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Robson!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero também agradecer por essa semana Fabíola, pois sei que para muitos, assim como eu, saiu de todas as palestras com um grande conhecimento, tanto profissional como pessoal,e tivemos uma grande oportunidade graças a você e todos que ajudaram,a presenciar experiencias que não tínhamos o real conhecimento,como palestra de: A importância da Libras para a educação, que nos serviu para pensarmos em como agiremos como pedagogos e professores nessa situação, agradeço muito mesmo . Elisama

      Excluir
  5. Que bom que gostaram da experiência da Semana Pedagógica, Elisama! Foi de fato muito enriquecedora para todos nós. Os palestrantes, todos, muito competentes. E a nossa equipe, muito unida, mostrou que JUNTOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, acredito que só acrescentou nos nossos conhecimentos, e estou muito feliz por ter uma profissional como a Fabíola junto de nós.
    E me orgulho de ser sua aluna.

    ResponderExcluir