quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Bullying não é brincadeira!

A violência escolar manifesta-se de várias maneiras. A falta de respeito às diferenças faz com que aqueles que não se incluem nos padrões aceitos socialmente sejam excluídos também no cotidiano escolar. Sofrem preconceito e discriminação pela cor da pele, pela condição social, pela religião, pela orientação sexual, pela estética corporal, dentre outros motivos.

Os que sofrem essa violência nem sempre conseguem falar sobre isso, pedir socorro. Há os que reagem com agressividade, mas também há os que se isolam. Outros preferem aceitar os apelidos e as agressões para sentirem-se pertencentes a um grupo.
Quem presencia essas agressões e não faz nada é conivente com os agressores. Quem ri das situações humilhantes a que são expostas essas pessoas, também. Quem recebe vídeos sobre as humilhações e os repassa, também é conivente com esse tipo de violência.
 
O preconceito é socialmente aprendido, logo, pode ser socialmente desconstruído.
Precisamos dar um basta nesta situação! O diálogo é a melhor estratégia contra a violência. Procure um adulto de sua confiança e conte a ele como você se sente. Peça ajuda. Não se cale diante de nenhuma ação de discriminação!
 
E você. já sofreu bullying? Já praticou? Já presenciou? Conte-nos como foi, o que fez, como se sentiu...
 

12 comentários:

  1. Irady Santos Coelho (1V5)
    Realmente violência escolar é um assunto que para quem sofreu é realmente complicado se expressar com alguém pois de alguma maneira aquela pessoa ficou machucada,quem prática maioria das vezes não sofre sofre tanto com quem foi a vítima da violência.

    ResponderExcluir
  2. sim;já sofri bullying;nunca participei até porquê já sofri e não é um ato legal de se fazer com ninguém;já presenciei , não foi legal logico né mas já passou hoje eu penso que se eu sofrer bullying outra vez eu vou denunciar e se eu ver alguém sofrendo um ato de violência oque seja eu vou ajudar e vou denunciar o agressor;e como eu me sentir mal não comia ,não falava com ninguém oque estava acontecendo,chorava o tempo todo e ninguém sabia o porquê... e oque eu fiz me recuperei e sou uma pessoa muito feliz ,alegre, e com muitos amigos ao meu lado

    ResponderExcluir
  3. (2v1) Luisa Dantas
    Sim, já sofri bullying, participei também diversas vezes e não é legal presenciar algo e muita das vezes você não poder fazer nada, quando sofri eu não sabia o que fazer, tinha muita vergonha mas mesmo assim não abaixei minha cabeça, hoje em dia sei que se eu presenciar algo do tipo sei como ajudar as pessoas, por que como já passei por isso sei que não é legal, a pessoa que sofre o bullying ela se esconde do mundo. Hoje em dia quando eu sofro bullying eu não ligo muito por que sei que essas pessoas que fazem isso não sabem o que estão fazendo e terão consequências no futuro.

    ResponderExcluir
  4. (2v1) Karolayne
    Em todas as escolas tem bullying, nunca sofri mas ja presenciei e tambem ri no momento da zuaçao sei que nao foi certo da minha parte , e hoje vejo que todo mundo pode erra como eu.Na maioria o agressor ofende com palavras agressivas, xingamentos,apelidos maldosos etc.. Muitas das vezes a pessoa que sofre chega ate se matar ou se isolar.

    ResponderExcluir
  5. Kamila Castro da Cruz (2v1)
    Daniel Santos
    O Bullying, não era mencionado aqui no Brasil, até há uns tempos atrás, mas sempre existiu!
    É um comportamento condenável, que se não for detido a tempo pode causar transtornos gravíssimos a vítima.Muitas vezes os professores não percebem e ninguém toma providência alguma para deter e isto vai crescendo como uma bola de neve...
    Os pais devem ficar atentos e se perceberem alguma modificação no comportamento de seu filho, devem investigar para saber se a causa não é a perseguição de colegas na escola. As vezes é necessário até a mudança de escola.

    ResponderExcluir
  6. Brenda e Letícia da Silva/ 2v01
    -Sim, já sofri bullying, não sei se pratiquei, mas já presenciei. Isso era mais no ensino fundamental, era algo que me incomodava, mas hoje em dia, caso aconteça de novo, não é algo que me afete. Para melhor convivência, todos deveriam ter consciência daquilo que diz, pois não sabemos como isso irá afetar alguém.

    ResponderExcluir
  7. (2v1) Rayne Alves
    Já sofri Bullying, já participei do Bullying, já presenciei o Bullying, nuca denunciei porque eu nunca achei que tivesse necessidade, talvez porque eu não ligava, ou porque eu não estava afim mesmo, mas isso vai de pessoa pra pessoa, alguns reagem com agressividade, outros não ligam, outros se calam e etc. Mas eu não acho errado denunciar, denuncie se quiser.

    ResponderExcluir
  8. [1v07] sim, já sofri bullying varias vezes mais na verdade também já fiz bullying também. mais hoje eu percebo que nenhuma pessoa deveria fazer bullying.

    ResponderExcluir
  9. (1V7)Nayara de souza da silva
    -Sim,já sofri bullying,e foi muito ruim pois todas as pessoas ficavam rindo da sua cara e eu ficava sem graça sem sabe aonde enfiar a minha cara, mas depois eu superei hoje em dia já não me afeta mais,é difícil ter que lidar com isso mas um dia tudo isso passa, já presenciei e o pior é que a gente não tem como ajudar a pessoa isso que é mais triste não pode ajudar o outro.

    ResponderExcluir
  10. (1v07)
    sim.Já sofri bullying,também já presencie,mas o pior de tudo foi eu ter participado. Todas as pessoas que participam ou já participaram uma vez,foi porque lá atrás sofreram uma vez mas ao invés de fazer a diferença tenta praticar com o próximo para se sentir bem e nem é o que acontece. Me arrependo muito por toda maldade que já pratiquei,quem humilhei, só que depois eu reflito e sinto orgulho. (o pior que nasci no meio de pessoas violentas e orgulhosas que sempre me ensinaram a me sentir bem machucando os outros e que hoje em dia se arrependem pelos os meus atos e da minha irmã).

    ResponderExcluir
  11. já sofri bullying e sei como é ruim mesmo assim,presenciei,já cometi e mi arrependi depois

    ResponderExcluir
  12. Maria Eduarda(1v7) também já sofri muito bullying e já presenciei muito bullying com meus colegas não gostei de nenhuma das experiencias.É muito desagradável pois não e legal vocẽ ver seu colega sendo oprimido, humilhado, as vezes até machucado tanto emocionalmente quanto fisicamente na frente dos outros. tanto ele quanto vocẽ mesmo pode esta sendo agredido. na mi8nha opinião todos os que cometecem bullying tinham que ser punidos severamente com pena maxima de cadeia. pois o constrangemento que voce sofre e muito grande e muiotas das vezes voce nao esquece fica gravado na sua mente e voce leva pra vida toda podendo virar um trauma. confesso nao nego ri muito nas vezes que presenciei a violencia pois a vitima não era nada meu então não me importei. fui egoísta nao ajudei ao próximo quando podia entao gente nao cometa ou pratique bullying pois com o tempo a vitima pode ser voce e nao tera ninguem para te ajudar pois quando esse alguem precisou de voce voce riu enquanto ela chorava.

    ResponderExcluir