Cultura de Massa:
É toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares. Do
carnaval ao rock and roll, do jeans à coca-cola, das novelas de
televisão às revistas em quadrinhos, tudo, hoje, pode ser inserido no
cômodo e amplo conceito dessa cultura, a qual é produzida para as massas
e veiculada pelos meios de comunicação em massa.
Indústria Cultural:
Conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica
é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No sistema
de produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, jornais, revistas; que
são elaborados de forma a aumentar o consumo, modificar hábitos,
educar e informar.
A indústria cultural impede a formação de indivíduos
autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir
conscientemente. Segundo Theodor Wiesengrund-Adorno, na Indústria
Cultural, tudo vira negócio e o homem não passa de um mero instrumento
de trabalho e de consumo, ou seja, objeto.
Fica
claro portanto a intenção da Indústria Cultural: obscurecer a
percepção de todas as pessoas, principalmente daquelas que são
formadoras de opinião. Ela é a própria ideologia. Os valores passam a
ser regidos por ela. Até mesmo a felicidade do indivíduo é influenciada
e condicionada por essa cultura.
Fonte: http://escoladeprojeto.arteblog.com.br/90358/Cultura-de-Massa-X-Industria-Cultural/
Michele nascimento (1v07) muitos de nós não podemos demonstrar as nossas opiniões pois muitas pessoas acham errado
ResponderExcluir