Cultura de Massa:
  É toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares. Do  
carnaval ao rock and roll, do jeans à coca-cola, das novelas de  
televisão às revistas em quadrinhos, tudo, hoje, pode ser inserido no  
cômodo e amplo conceito dessa cultura, a qual é produzida para as massas
  e veiculada pelos meios de comunicação em massa. 
Indústria Cultural:
  Conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica
 é  a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No sistema 
de  produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, jornais, revistas; que
 são  elaborados de forma a aumentar o consumo, modificar hábitos, 
educar e  informar. 
A indústria cultural impede a formação de indivíduos
  autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir  
conscientemente. Segundo Theodor Wiesengrund-Adorno, na Indústria  
Cultural, tudo vira negócio e o homem não passa de um mero instrumento  
de trabalho e de consumo, ou seja, objeto. 
Fica
 claro portanto a  intenção da Indústria Cultural: obscurecer a 
percepção de todas as  pessoas, principalmente daquelas que são 
formadoras de opinião. Ela é a  própria ideologia. Os valores passam a 
ser regidos por ela. Até mesmo a  felicidade do indivíduo é influenciada
 e condicionada por essa cultura.
Fonte: http://escoladeprojeto.arteblog.com.br/90358/Cultura-de-Massa-X-Industria-Cultural/

 
 
Michele nascimento (1v07) muitos de nós não podemos demonstrar as nossas opiniões pois muitas pessoas acham errado
ResponderExcluir