sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sociologia no Ensino Médio VI


O Projeto “Os diferentes modos de ser jovem” foi desenvolvido nas aulas de Sociologia nas turmas do 3º ano, matutino, da EEEFM Maria Olinda de Oliveira Menezes, localizada no município de Serra, objetivando compreender as diferentes maneiras de ser jovem. Este projeto foi elaborado e coordenado pela professora da disciplina de Sociologia, Fabíola dos Santos Cerqueira e foi desenvolvido no terceiro trimestre de 2010.

Os alunos foram divididos em grupos e pesquisaram sobre diferentes grupos juvenis. Em seguida fizeram uma apresentação sobre o modo como os diferentes grupos juvenis vivenciam a sua juventude. Os temas apresentados foram: juventude nos anos 60, a juventude e o funk, a juventude e o rock, a juventude gospel, a juventude e o hip hop, a juventude e o pagode, dentre outros.

Os jovens tendem a aglutinar-se para marcar a sua identificação com um grupo (criando seus “dialetos”, seus modos de vestir e se comportar) e também para se diferenciar dos adultos. É na formação dessas redes de sociabilidade que se criam as diferentes formas de ser jovem, que se diferenciam das formas de ser adulto.

Este projeto permitiu que os alunos compreendessem que a juventude não é apenas uma faixa etária, mas uma categoria socialmente construída, sujeita a modificar-se ao logo do tempo, uma vez que recebe influências econômicas, sociais, políticas e culturais. Isso implica afirmar que não há uma única forma de ser jovem. Daí falarmos em juventudes, no plural, com o intuito de identificar as diversas formas de se vivenciar os modos de ser jovem.

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